Nenhuma outra rede social cresceu tanto como o Instagram. Em poucos anos, o aplicativo se transformou em algo muito maior do que apenas compartilhar fotos dos amigos, famílias e paisagens. Hoje, é seguro declarar que o Instagram se transformou em um ambiente de negócios. Somente em 2019, a plataforma gerou com a publicidade algo em torno de 20 bilhões de dólares.
Isso sem contar o valor captado pelas empresas e influenciadores por meio de seus produtos e serviços. Com foco nesse mercado digital, o Instagram já oferece diversas ferramentas para que pequenos empreendedores possam realizar suas vendas online. Entretanto, como todos sabem, antes de vender algo, é preciso atender o cliente.
O público também compreende um perfil no Instagram como mais um canal para interagir com a empresa, seja para comprar um produto, seja para efetuar uma reclamação. As chamadas “direct messages” se tornaram o modo favorito para que os clientes possam tirar dúvidas ou até mesmo seguirem a sua jornada de compra.
Por outro lado, caso o negócio receba um alto volume de mensagens, 24 horas, é muito difícil para as empresas oferecerem um atendimento de qualidade. Por isso, o chatbot é uma das soluções mais eficientes para resolver esse problema.
Eles estão por toda parte, e já funcionam muito bem em outros aplicativos, com destaque para os chatbots para WhatsApp. Atualmente, diversos empreendedores já estão obtendo um bom lucro apenas por meio dessa solução.
Abaixo, em destaque, é possível conferir como um chatbot Instagram pode auxiliar nas vendas online.
Atendimento 24 horas e 7 dias por semana.
Nada como ter um funcionário disposto a trabalhar todos os dias. Óbvio que esse não é o cenário indicado quando se trabalha com pessoas. Afinal, elas precisam descansar e tirar férias. Por outro lado, o chatbot não precisa de nada disso.
Mesmo se o cliente enviar uma mensagem sábado à noite, o bot está pronto para responder às perguntas mais frequentes dos clientes. Isso é muito relevante, sobretudo para promover a satisfação do cliente. Além de ser uma comunicação mais dinâmica, esse contato imediato com o cliente pode influenciar positivamente na decisão de compra dele.
Os clientes gostam cada vez mais dos chatbots.
Se um cliente se interessar por um produto ou serviço, e deseja saber mais informações, sem dúvida a última opção dele é fazer isso pelo telefone. Hoje, as pessoas querem praticidade, sobretudo os mais jovens.
Com os chatbots, os clientes podem ser atendidos quanto antes, e ainda indicarem as melhores sugestões de compra. Além disso, durante a pandemia causada pelo coronavírus, usar chatbots é uma maneira muito cômoda e segura de atender os clientes.
Economia de recursos.
Como citado em um tópico anterior, manter um time de vendas e atendimento online é muito custoso. Cada funcionário deve receber um salário e seus benefícios. Para os pequenos empreendedores, esse valor pode impedir a expansão de sua equipe. Por outro lado, o chatbot tem um alto retorno do investimento. Para implementar essa solução, a empresa não precisa gastar muitos recursos financeiros. Além disso, para criar um chatbot não são necessários conhecimentos em alguma linguagem de programação.
Investir em um chatbot é como se fosse um jogo em que todos saem ganhando. A empresa economiza, o cliente é atendido quanto antes e as vendas sempre aumentam.
Promoção da jornada de compra do cliente.
Um dos motivos para que até mesmo as lojas de departamento tenham diversos atendentes é facilitar a vida do cliente. Mesmo que eles possam entrar no estabelecimento, pegar o produto e ir direto ao caixa, a maioria sempre tem alguma pergunta a fazer.
O chatbot auxilia nas vendas justamente por estar ao lado do cliente. Se um deles, por exemplo, acessar o e-commerce de uma marca de fones de ouvido. A descrição pode conter diversas informações, mas o cliente, nesse caso, gostaria de saber outros detalhes. Nesse cenário, nada como um chatbot para ajudar o cliente no exato momento em que ele está visitando a loja virtual.
Caso as dúvidas dele sejam solucionadas, as chances de o cliente confirmar a compra e levar o produto para casa aumentam muito.
Humanização da marca.
Por mais que o chatbot seja baseado em uma inteligência virtual, ele é uma das maneiras mais modernas de humanizar uma marca. Um dos exemplos mais famosos do Brasil é o da Magazine Luiza. Usando a personagem Lu, a empresa utiliza o chatbot no WhatsApp para interagir com os clientes de forma amigável e simpática.
Além disso, um chatbot Instagram pode interagir com os clientes em diversas fases do funil de venda. Se o cliente ainda esteja procurando por alguma informação sobre o produto ou serviço, o bot pode atender ele com um tom de boas-vindas.
Por outro lado, o chatbot pode atuar ainda no pós-vendas. Basta que ele seja programado para interagir com o cliente, dias após a compra. Essa é uma maneira de mostrar ao público que a empresa está interessada em promover a melhor experiência para ele. Sem dúvida, caso o cliente esteja satisfeito, ele voltará para realizar novos negócios.