O e-commerce, ou comércio electrónico, está aí para ficar. As compras online estabeleceram-se definitivamente junto dos hábitos de consumo da maioria da população, graças aos avanços da tecnologia que tornaram a internet cada vez mais segura, mas também graças aos smartphones e às redes wireless, que fizeram com que passássemos a estar conectados quase em permanência.
No e-commerce, o primeiro passo para o sucesso comercial passa por conseguir transformar um visitante casual do seu site num cliente consumidor. O marketing de e-mail é uma das várias estratégias de marketing digital que têm procurado explorar os novos canais de comunicação digital e é um dos mais eficientes para conseguir criar engajamento entre os utilizadores e as marcas. Especialmente quando esses e-mail são úteis para o utilizar. Daí que as newsletter tenham voltado a ganhar importância e peso no processo de compra e venda no retalho online.
As newsletters servem para lembrar o consumidor acerca da marca ou do produto de uma forma regular. Tal como outras formas de marketing de e-mail, as newsletters têm o objectivo de atrair o leitor para a loja online e para efectuar uma compra. Por isso, elaborar uma newsletter é extremamente importante para que possa ser eficaz. Até porque, se for mal feita, pode mesmo criar efeitos negativos. Assim, é necessário saber exactamente o que está a fazer antes de começar a escrever uma newsletter para o seu negócio.
PORQUE PODE A NEWSLETTER FAZER A DIFERENÇA
Hoje em dia existem aplicações e softwares para tudo. E estas ferramentas digitais são fundamentais não só para o sucesso comercial de qualquer empresa, mas também para optimizar e rentabilizar recursos. Por exemplo, um construtor de sites gratuito é uma ferramenta do-it-yourself que qualquer pessoa pode utilizar para poupar tempo e dinheiro. Assim como uma ferramenta para a criação e gestão de newsletters. Com os criadores de sites, você pode economizar muito tempo. Além disso, esses sites geralmente são otimizados em termos de velocidade, o que também é importante.
Contudo, antes de gerir o seu envio, é necessário criar a newsletter. E é preciso que essa vá ao encontro dos seus objectivos e das reais necessidades do consumidor ao mesmo tempo. Assim, uma newsletter eficiente é aquela que consegue converter o visitante ocasional num cliente comprador, mas também a que consegue criar uma relação de fidelidade entre ele e a marca. Aliás, essa fidelidade é uma das melhores medidas para o sucesso comercial de um produto, já que gera credibilidade para a marca e pode gerar igualmente boca-a-boca.
Assim, uma boa newsletter pode fazer a diferença, gerando esse engajamento com o consumidor, mantendo-o informado sobre o seu produto, sobre novas ofertas e sobre todas as novidades dos seus serviços. É que, se os clientes não tiverem notícias suas de forma regular, é bem provável que se esqueçam do seu negócio e não regressem ao seu site para comprar novamente. Daí que a newsletter deva ser também apelativa e fácil de ler.
DICAS E CONSELHOS PARA UMA NEWSLETTER EFICIENTE
Pode parecer complicado criar uma newsletter eficaz, mas é bem mais fácil do que se assemelha à primeira vista. Para isso, existem algumas dicas e conselhos, muito fáceis de adoptar, que pode seguir para facilitar o seu trabalho. Por exemplo, começando logo pelo título. Este deve ser apelativo e chamar a atenção do utilizador para que abra o e-mail e o leia. Se se limitar a um título genérico, o mais provável é que a newsletter vá direitinha para a caixa da reciclagem.
Outra dica importante é o tom do texto. Procure manter uma abordagem personalizada e informal, com uma linguagem coloquial, mas sem cair em clichés de marketing ou palavreado muito técnico. Em suma, escreva como conversa, sendo sucinto e indo directo ao ponto. Além disso, não tenha receio em incluir alguma informação mais pessoal, incluindo comentários e análises ao seu produto de antigos consumidores. Afinal, o boca-a-boca continua a ser uma das ferramentas mais eficazes de criar credibilidade.
Igualmente muito importante é criar regularidade. Não envie emails todos os dias, nem tão pouco seja demasiado esporádico. O aconselhável é criar uma newsletter regular, todas as semanas ou uma vez por mês, por exemplo. Assim, permite criar familiaridade com o seu cliente, que já sabe que não se vai esquecer dele naquele dia. Evite o spam, já que é dos piores erros do marketing de email. E ao seguir estes simples conselhos verá que o seu negócio sairá a ganhar.