Uma sigla tem ficado cada vez mais famosa. Ela é a UX, ou experiência do usuário, é o termo que designa a ciência um tanto vaga de fazer seus clientes felizes. E não acho que receba atenção suficiente dos agentes, corretores e oficiais de marketing.
A experiência do usuário se refere a … a experiência do seu cliente! É muito mais amplo do que a interface do usuário e inclui sua experiência de usuário offline. Suas interações pessoais, ligações e serviços analógicos para o seu cliente imobiliário também fazem parte da “experiência do usuário”. Chegou tarde para um compromisso de visita a um cliente que deseja colocar casas para vender em Sorocaba? Isso é UX ruim!
Como aplicado com mais frequência, no entanto, UX se refere à experiência do seu cliente em seus produtos digitais, como seu site ou software. Eles conseguiram o que queriam do artigo do seu blog? Eles obtiveram o que esperavam que acontecesse ao clicar em um botão? Estas são questões de UX.
Então, vamos ampliar seus conhecimentos neste post! Acompanhe a seguir!
O que é uma experiência de usuário
A experiência do usuário se refere a … a experiência do seu cliente! É muito mais amplo do que a interface do usuário e inclui sua experiência de usuário offline. Suas interações pessoais, ligações e serviços analógicos para o seu cliente imobiliário também fazem parte da “experiência do usuário”.
Fez fotos sem precisão de um apartamento à venda em Sorocaba e o cliente te pediu pra enviar e você esqueceu? Isso é UX ruim! Como aplicado com mais frequência, no entanto, UX se refere à experiência do seu cliente em seus produtos digitais, como seu site ou software. Eles conseguiram o que queriam do artigo do seu blog? Eles obtiveram o que esperavam que acontecesse ao clicar em um botão? Estas são questões de UX.
Os maiores erros de UX cometidos no ramo imobiliário
Há algumas coisas que você já pode estar fazendo de errado na experiência do usuário. Alguns dos erros de experiência do usuário mais cometidos por agentes e corretores são:
- registro forçado: a maioria dos sites e provedores de sites permitem que você defina regras de registro forçadas, forçando-as após 5 visualizações de propriedade, por exemplo, ou limitando-as a uma pergunta “suave” onde o usuário pode clicar e continuar navegando, se desejar.
- foco demasiado no corretor: Os visitantes do seu site não estão lá para saber onde você cresceu ou quais são seus interesses. O que eles querem é pesquisar casas à venda ou descobrir quanto vale a casa delas. Na maioria dos sites, eles devem estar em destaque na primeira página.
- Falhar em contar uma história: Isso parece contradizer a regra anterior. Exceto que a história não é sua – é a história do cliente . Compreender a jornada do cliente e integrá-la à sua mensagem é importante para fazer uma conexão rápida com um estranho online. É tudo uma questão de empatia com a situação deles, bem como o princípio clássico de vendas de que você está vendendo benefícios, não recursos. O comprador quer uma casa? Não. Eles querem uma casa acessível que não estique seu orçamento enquanto acomoda sua família em crescimento. O vendedor da sua casa quer vender uma casa? Não. Eles querem ganhar o suficiente após os custos de transação para poderem construir uma piscina em sua nova casa para quando os netos vierem. Contar uma história significa manter o foco no cliente em mente!
Como potencializar a experiência do usuário no setor imobiliário
Vamos pensar em um site de imóveis como um pedaço de pano. Não é suficiente ter uma boa aparência – tem que ter uma boa aparência, caber bem, ser bem feito sob medida, ser feito de um bom material e, finalmente, corresponder ao gosto do comprador. Quando se trata de um site de propriedades de luxo, os requisitos não são menores.
Quem comprou calças rasgadas na costura na hora errada (na verdade, qualquer hora para isso é errado) nunca mais as comprará e provavelmente considerará a marca como de baixa qualidade. Quem visitou um site de imóveis de elite e não satisfez suas necessidades provavelmente não o visitará novamente, sem falar em uma compra de um milhão de dólares. Vejamos os erros de design de sites de imóveis de luxo mais irritantes e, infelizmente, comuns e descubra como não cometê-los para matar seu negócio.
Por isso, não há desculpa para imobiliárias não terem uma UX sólida. Seus sites são a peça central de seus negócios e eles têm uma equipe de profissionais testando e refinando sua experiência do usuário e interface do usuário. Eu sou um grande fã de não reinventar a roda. Não há vergonha em usá-los para iniciar sua busca por uma UX melhor.
Se você quiser que um usuário se sinta confortável, certifique-se de que ele tenha uma compreensão clara de onde está em cada etapa, em cada página. Em outro caso, um usuário pode enfrentar o que chama de “ navegação misteriosa ” – um termo que descreve um caso em que a experiência do usuário se transforma em um pesadelo.
Por que se preocupar com a usabilidade?
Devido à enorme competição na Internet, a usabilidade torna-se um fator vital. Se os usuários desafiam o uso de um site, eles se voltam para os concorrentes. É simples assim. Como outros elementos de um site imobiliário, o conteúdo visual comunica a marca da empresa. Fotos e vídeos genuínos são obrigatórios, mas ninguém vai esperar até que eles estejam baixando. “Paciência é uma virtude” não se aplica ao e-commerce e, na verdade, os internautas estão cada vez mais exigentes. O desempenho ruim do site é ruim em qualquer caso.
O desempenho da web é uma questão extremamente importante, tanto que as grandes empresas que possuem seus próprios sites são obcecadas por ele. Um site lento significa menos usuários, menos usuários satisfeitos e, portanto, menor reputação e receita.
Portanto, para manter um cliente em seu site por tempo suficiente para que ele faça uma compra, você precisa atender à impaciência dele. Deixe que eles tenham a chance de ver fotos incríveis de suas futuras casas sem se sentirem irritados.
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