O mundo está repleto de imagens e as pessoas já não sabem como viver sem esse tipo de estímulo. Os empreendedores digitais estão, cada vez mais, se deparando com a necessidade de adequar suas lojas online a esse conceito. Saiba quais são os aspetos fundamentais do e-commerce num mundo visual.
As imagens sempre foram importantes. Desde os primórdios, com os primeiros registos do homem, compreendemos como este se baseava na visão para relatar suas experiências e compreendê-las.
O mundo mudou muito e foi, gradualmente, se tornando mais digital. No entanto, o papel da imagem não mudou. De facto, pelo seu papel fundamental, a imagem passou a ser um dos elementos primordiais dos nossos dias… sem que sequer nos apercebamos disso.
No nosso cotidiano, nos deparamos com várias imagens, de forma quase inconsciente: vemos panfletos diversos, outdoors, cartazes, filmes, revistas e recebemos, em sucessivo, informação visual em nossos celulares e notebooks.
Completamente dominados pelo papel da imagem, damos por nós em busca do que nos entusiasma ou do que julgamos mais apelativo, escolhendo, por norma, as opções mais coloridas, mais originais ou aquelas que, por motivos pessoais, atraem mais nossa atenção.
Quando se cria um espaço de e-commerce e as redes sociais correspondentes, pensar a imagem é fundamental. Lembre-se, por exemplo, que conteúdos visuais mais apelativos podem gerar mais interação, como – enquanto existirem – curtidas no Instagram ou no Facebook, motivando o público a procurar sua loja online.
Venha conhecer alguns dos aspetos que podem adaptar sua loja online a esse mundo, onde a imagem é tão importante.
1. Imagem e identidade
A identidade da marca é dos seus aspetos mais importantes. Por norma, quando um
empreendedor cria sua loja online, entre esses elementos, o primeiro pensamento
é sobre o nome. Isso não está errado! Ainda assim, a par com o nome, a
identidade visual deve também ser pensada.
Quando falamos de imagem e identidade, estamos falando do logótipo: uma imagem
que identifica sua marca e a distingue das demais, com a capacidade de criar
apelo, curiosidade e interesse nos seus consumidores.
2. Fotografia e disposição
No momento de fotografar os produtos que vende, o papel da imagem também deverá estar em sua mente. As fotografias que ilustram o produto serão como a montra de sua loja e, nessa vitrine, é importante que tudo esteja feito de forma a interessar aos clientes.
Tenha o maior cuidado com as fotografias. Garanta que estão focadas, que apanha o produto de seu ângulo certo e que escolhe um fundo liso, que não distraia do propósito da exposição.
Lembre-se ainda de que a originalidade é fundamental, pelo que deve evitar usar imagens que não sejam suas, principalmente se estas tiverem direitos de autor.
3. O design de seu site
O site, em si, é um elemento visual e que deve ser bem apelativo para o consumidor, ao mesmo tempo que permite que este navegue com facilidade.
Assim, é importante que coloque todos os conteúdos de uma forma visualmente interessante mas que não prejudique o engajamento do público nem a sua funcionalidade.
Lembre-se ainda de que o site deve ser igualmente apelativo na versão mobile, já que a maioria dos consumidores brasileiros utiliza o celular para fazer suas compras digitais.