O seu sonho é comprar um carro, mas percebe que não tem dinheiro para pagar um à vista. Dessa forma, sua única saída é recorrer ao financiamento de carros.

Mas será que financiar um carro é realmente vantajoso?

Vamos ver a seguir:

Principais vantagens do financiamento de carros

Quando falamos em financiamento, logo vem em mente milhares de parcelas para serem pagas a longo prazo. Mas, analise as vantagens abaixo melhor.

1- Ter seu carro em mãos, sem necessariamente ter todo o dinheiro na carteira

Assim como financiar uma casa, financiar um carro ajuda aqueles que não possuem condições financeiras para efetuar uma compra grande no momento.

Embora existam bancos que financiam o valor total do veículo, na maioria dos casos há a necessidade de uma entrada para que a compra seja concluída.

2- Economia maior do que empréstimos

Veja bem:

Suponhamos que o valor do veículo que você deseja comprar agora é de 60 mil reais e você opte por financia-lo no valor de 48 mil reais em 5 anos (60 meses) e entrada de 12 mil reais. As parcelas ficarão iguais a 1.219 reais com a taxa de juro real de 1,5% (supondo uma inflação zero). No final, seu gasto seria de 85.133 reais. A quantia extra paga por você referente aos juros seria de 37.133 reais.

Agora imagine que você deseja comprar esse mesmo carro, mas ao invés de financiá-lo, decida fazer um empréstimo bancário. O valor do juros mensal desse empréstimo giraria em torno de 5%, dependendo do banco que você escolhesse. Além da taxa de juros ser maior, a quantidade de parcela seria menor.

Ou seja, financiar um carro é mais vantajoso do que investir em um empréstimo.

3- Quitar as parcelas a qualquer momento

Ao financiar um carro, você pode antecipar ou quitar as parcelas a qualquer momento, conforme desejar. Dessa maneira é mais fácil se livrar do aumento das taxas de juros, e pagar menos pelo financiamento.

4- Carro no nome do comprador possibilita venda do mesmo sem estar totalmente quitado

O carro de quem está financiando fica no nome do comprador desde o começo, e se caso houver necessidades de venda do mesmo devido a dificuldades financeiras para quitar o automóvel, é possível que comprador venda o carro para quitar a sua dívida e não cause transtorno para quem deseja comprá-lo.

5- Negociar juros baixos

O financiamento de carros te permite dar um valor de entrada maior, e assim, diminuir o juros e a quantidade de parcelas que você deverá pagar.

6- Sair da loja com o carro logo após a compra

Mesmo que você não tenha todo o dinheiro em mãos, é possível sair da loja já dirigindo. Com isso, a praticidade é maior e você não precisa esperar prazos.

Desvantagens do financiamento de carros

Assim como vantagens, financiar um automóvel também carrega algumas desvantagens.

Confira:

1- Pagar juros

A principal desvantagem do financiamento é o pagamento dos juros. Muitas vezes, o valor a mais que você paga de juros resulta em um montante onde seria possível efetuar a compra de um carro usado.

O ideal e mais vantajoso seria pagar à vista, porém, quando isso não for possível, uma entrada alta já será o suficiente para que seus juros sejam baixados.

2- Financeiro comprometido

Mensalmente, uma quantia deverá ser destinada somente à dívida, deixando seu orçamento mais apertado dependendo do valor do seu salário. Caso você não pague o veículo, o mesmo será tomado pelo banco, e seu nome ficará sujo.

3- Muita burocracia para que seja realizado

Por se tratar de bancos, ao realizar o pedido do financiamento de um veículo você precisará levar vários documentos e comprovantes de residência, além de precisar estar com o nome totalmente limpo para que o seu pedido seja aceito.

Independente das vantagens e desvantagens, cada caso é um caso, e será necessário que você avalie todos os tópicos para decidir o que é mais vantajoso para você e o que atende melhor às suas necessidades.