A verdade é que quem quer ter uma estratégia de marketing de conteúdos de qualidade, chega em uma altura da vida em que precisa ponderar se irá contratar uma agência ou formar uma equipe internamente.
Saiba desde já que terceirizar os serviços de marketing de conteúdos é uma estratégia válida para a grande maioria das empresas.
Na verdade, o que você não sabe é que na maior parte dos casos a produção de conteúdo é feita por terceiros e não internamente pela empresa.
Mas porque é que é necessário considerar a terceirização de vários serviços de marketing digital (não só de conteúdos)?
A resposta é simples: porque o seu negócio está a crescer a uma velocidade considerável e você não tem como acompanhar tudo o que precisa fazer para continuar alavancando suas vendas.
Assim, independentemente do tipo de produto que venda online, ter um (ou vários) produtor de conteúdo é uma opção a considerar.
Na verdade, terceirizar é muito mais viável do que contratar uma equipe inteira. Este ponto apenas faz sentido se precisar de criar conteúdo também para clientes e o volume for efetivamente muito elevado, justificando a contratação de pessoal.
Importância da qualidade na produção de conteúdos
Planear e executar uma estratégia de marketing de conteúdo é uma tarefa que requer preparação e tempo, coisas que poucas empresas estão dispostas a dispensar.
Além disso, é sempre preciso bom senso e disciplina para assegurar a qualidade e relevância do que se pretende lançar.
A par dessa questão, as publicações no blog, lançamento de ofertas através do conteúdo, e-books ou mesmo vídeos não podem falhar.
Isto, para não falar de toda a tarefa de medição de resultados, análises e interpretação dos mesmos de modo a perceber se os objetivos estão ou não a serem cumpridos.
Por isso, é importante que tenha todas estas questões ponderadas na altura de tomar a sua decisão.
Resumidamente ou cria um setor de planeamento e execução de conteúdo na sua empresa, ou contrata pessoas externas ao seu negócio que cuidem dessa produção.
Na verdade, subcontratar redatores costuma ser bem mais em conta do que contratar. Contudo, são mais os desafios.
Quando se produz externamente nem sempre se consegue personalizar o conteúdo, já que os envolvidos não estão por dentro da cultura da empresa e podem ter dificuldades em absorver todos os pontos que devem ser considerados.
Desta forma, se está neste momento a ponderar terceirizar a produção de conteúdos do seu negócio, existem 4 dicas simples que pode seguir. Quer conhecê-las? Continue lendo.
4 dicas práticas para obter bons resultados com a subcontratação
Antes de passar a pasta da produção de conteúdo do seu negócio para qualquer pessoa, é importante que saiba como escolher alguém adequado.
Na verdade, não é assim tão complicado e as 4 dicas que temos para si, provam isso mesmo. Conheça-as, implemente-as e aproveite todo o retorno que daí irá surgir.
1 – Seja cuidadoso
Seja cuidadoso com a escolha da pessoa que irá criar o seu conteúdo. Pesquise bem os profissionais e as empresas e peça sempre exemplos de serviços que tenham sido realizados anteriormente.
Além disso, perceba quais são as metodologias de trabalho e quais os conhecimentos sobre o tema que vai ser abordado.
2 – Tenha atenção ao profissionalismo
A verdade é que um bom profissional de marketing de conteúdos irá precisar fazer questões para conseguir produzir o conteúdo com melhor qualidade.
Assim, se o profissional que você escolheu não está a fazer nenhuma pergunta ou se acha de antemão que já tem todas as informações necessárias para o desenvolvimento do projeto, desconfie.
Para garantir que escolhe um bom profissional, garanta que o mesmo se interessa por aspetos importantes do seu negócio. Só assim irá ser um bom profissional.
3 – Verifique se existe alguma política de garantia
Por norma um freelancer não trabalha com uma política de garantia de qualidade, contudo, os consultores ou agências de conteúdo costumam fazê-lo.
Assim, se procura alguém com uma grande capacidade de produzir conteúdos de qualidade, analise este ponto antes de terceirizar o seu serviço.
4 – Lembre-se que a política do barato poderá sair-lhe caro
A política do Bom, Barato e Rápido nunca é uma excelente opção. O conteúdo quando é muito barato, não tem por norma qualidade.
Já um produto com qualidade e que cumpre os objetivos para os quais foi criado, costuma ter um preço considerável.
Uma boa dica é perceber se a pessoa que subcontratou consegue corresponder às suas expectativas, antes mesmo de lhe fornecer o orçamento para a realização do serviço.
Como vê, a opção de contratar uma empresa de comunicação é bastante viável se necessita de alguém responsável pela produção do seu conteúdo e se você já não tem tempo para o fazer da forma que deseja.