Qual a situação da crise global dos chips?
Mercado aponta que o problema de fornecimento deve continuar até 2023
Muitas montadoras de carros pararam de produzir carros novos em 2020 e 2021, isso está diretamente relacionado à crise global dos chips. O mercado automotivo sofreu muito com a falta dos semicondutores, mas a situação não parece estar perto de acabar.
O resultado foi a diminuição brusca das linhas de produção. Algumas, na verdade, chegaram a parar totalmente. Aqui no Brasil, GM, Hyundai VW e Toyota são grandes exemplos de paradas abruptas. Outros, por sua vez, tentaram resolver a situação cortando sistemas sofisticados e até centrais multimídia.
Saiba agora tudo o que aconteceu na crise global dos semicondutores e quando a situação tende a normalizar.
O que é a crise dos chips semicondutores?
A crise dos chips semicondutores começou por conta da falta dessa peça no mercado. Pode parecer um problema pequeno, mas a situação já chegou a travar a produção de carros no mundo inteiro.
São várias as causas e as consequências. Claro que, com o fim da pandemia, os setores estão voltando ao normal e a tendência é que a situação em 2022 seja melhor que em 2021. No entanto, especialistas apontam que até 2023 essa ausência dos chips no mercado ainda vai afetar a população mundial.
Quais as causas da crise?
Os motivos são variados. Entre eles, podemos citar:
- A guerra comercial entre a China e os Estados Unidos, por fatores geopolíticos;
- Incêndio de uma fábrica no Japão;
- Erro do cálculo de estoque, já que os fabricantes não esperavam por uma pandemia global por quase 2 anos;
- Paralisação dos serviços de fábricas e concessionárias;
- Uso dos chips na área de eletrônicos;
- Condições climáticas.
Ou talvez seja uma junção de tudo isso, que agravou a situação. Mas uma coisa os especialistas afirmam: o isolamento social ao nível global acelerou muito a situação. A crise uma hora ou outra aconteceria, porém, veio com uma velocidade inesperada e, consequentemente, gerando um impacto bem maior.
Qual a função do semicondutor no carro?
Os chips semicondutores são úteis para todo o sistema do carro, desde o motor até o travamento das portas. Eles são muito pequenos, feitos de materiais como silício. A função deles é agir como isolante ou condutor de eletricidade.
Ou seja, um só carro pode ter de 500 a 1000 semicondutores diferentes. Algumas das utilidades do chip são:
- Gerenciamento do motor e do câmbio;
- Controlar consumo;
- Controlar emissão de poluentes;
- Itens de segurança;
- Para conectividade.
Eles, normalmente, passam despercebidos. São notados quando um deles dá problema e você precisa esperar meses por uma reposição. Hoje, na verdade, essa espera praticamente dobrou. Se antes uma pessoa precisaria esperar 6 meses por um chip, hoje o prazo pode chegar a até 1 ano.
As consequências da crise dos chips
A crise global dos chips semicondutores afetou diretamente a produção de carros novos. Os números caíram muito em algumas marcas e outras tiveram que paralisar por meses as produções.
A tendência é que a situação melhore ao longo do tempo, mas ainda existe um longo caminho a percorrer. Enquanto isso, carros saem de linha, marcas param as operações e os preços tanto de carros novos como usados aumentam.
Da mesma forma, quem precisa dessas peças para manutenção ou troca, deve esperar ainda mais tempo para a reposição.
Outro setor que também se viu prejudicado é o de aluguel de carros. Hoje, as frotas oferecidas não são de carros do ano. Isso faz com que o número de veículos disponíveis seja menor e os valores não tão altos como era possível cobrar antes por um automóvel zero.
Mas as consequências também foram vistas nas fábricas de eletrônicos. A Apple, por exemplo, também precisou adiar lançamentos por conta dessa falta de chips no mercado.
Já são quase dois anos nessa situação e ainda não foi descoberto nada satisfatório o suficiente para equilibrar a alta demanda e a produção. O que podemos esperar é que, juntas, as montadoras e outras empresas que usam chips possam pensar em soluções alternativas para driblar este problema.