Já parou para pensar quantos e-mails uma única pessoa envia por dia? E quantos ela pode chegar a responder ou encaminhar? Em uma pequena empresa, uma única pessoa envia no mínimo 20 e-mails no expediente, se essa pessoa estiver em um cargo no qual sua comunicação dependente totalmente dos e-mails, esse número pode triplicar.
Vou me colocar como exemplo. Normalmente eu envio 25 e-mails ao dia, entre respostas, mensagens novas, ou encaminhamentos. Esse e-mail provavelmente vai ser repassado para outras pessoas por… E-MAIL! Então imagine o quão longe a sua assinatura de e-mail pode chegar! Agora multiplique esse valor pelo número de colaboradores da sua empresa. Se tiver 5 pessoas… são 125 mensagens por dia no mínimo.
A assinatura de e-mail é uma área pouco explorada pelas empresas, podemos otimiza-la ao máximo usando HTML e colocando direções específicas para nossos destinatários.
Também temos que levar em consideração o custo ZERO de marketing que a empresa terá graças a uma assinatura eficiente! Nada de pulsionar ou pagar. Enviamos e-mails gratuitos, se a assinatura estiver bem elaborada, teremos um bom retorno.
Muitas empresas ainda usam uma imagem única como assinatura. Elas exercem sua função de exibir as informações do remetente, porém o retorno seria muito maior caso houvesse links para páginas específicas do website, link para chamar no whatsapp ou rede social. Nesse artigo vou explicar as 5 vantagens de usar uma assinatura em HTML.
5 vantagens de usar assinatura de email em HTML
1. Conteúdo sempre legível
Já recebeu aquele email com uma assinatura bem comprimida? Se salvou sua assinatura em JPG com boa qualidade, pode ter certeza que o OUTLOOK ou GMAIL vai comprimir a imagem para torna-la mais leve. A vantagem da assinatura em HTML é que o principal – NOME/CARGO/EMAIL/LINKS ficam sempre legíveis pois é interpretado como TEXTO. O logo também não perderá qualidade, já que o ideal é hospedagem a imagem em seu servidor.
2. 100% Responsivo
Hoje é praticamente impossível determinar em qual tela seu destinatário receberá seu email, devido a variedade de resoluções disponíveis. Graças a popularidade dos dispositivos móveis, hoje é fundamental ter um website responsivo, mas como nosso foco aqui é assinatura de email, por que não ter também uma assinatura de email responsiva?
Se eu usar uma assinatura em IMAGEM, as informações vitais ficarão ilegíveis e sua assinatura será ineficiente. Sem contar que, se já é difícil ter interação das informações da assinatura com IMAGEM em um DESKTOP, imagine em um celular? Segue exemplo abaixo.
No exemplo acima, tirei printscreen do meu celular usando uma assinatura em HTML, para simular o redimensionamento de uma assinatura em IMAGEM, tirei printscreen do desktop e fiz a adatapção no Photoshop. Apesar de legível a versão menor… nesse exemplo, ela tende ficar pior em resoluções menores. Estou usando um aparelho grande com resolução 1080 x 2160. Se fosse um IPHONE 6s com 1334 x 750 – por exemplo, ficaria ilegível a minha assinatura em IMAGEM. Já a versão em HTML se adaptaria perfeitamente, preservando a QUALIDADE e as INFORMAÇÕES e também permitindo a INTERAÇÃO com seus links clicáveis.
3. Facilidade na atualização ou criação de novas assinaturas
Digamos que você contratou um colaborador, um dos primeiros passos é criar uma conta de email e sua assinatura. Se você não tiver alguém com noção de PHOTOSHOP, não tiver um PSD salvo original ou esqueceu de salvar as fontes que usou no modelo padrão, já teremos um problema! Mas calma, dá para piorar! Seu novo colaborador diz consegue editar a assinatura, então ele abre ela no PAINT e edita as informações necessárias. Certamente não seguirá o padrão de FONTE, DIMENSÃO, CORES etc.
Com a assinatura em HTML não existirá esse tipo de problema. Basta enviar um email ao colaborador, sua assinatura irá anexada automaticamente, ele copia e cola no campo do OUTLOOK ou GMAIL de assinatura e PRONTO! Ele edita seguindo o PADRÃO que toda a sua empresa utiliza.
No exemplo acima, eu apenas encaminhei um email para a Priscila, passei a orientação, ela realizou as edições necessárias e pronto! Tudo padronizado. Esse método também funciona no OUTLOOK 2007 – Fiz um vídeo para um cliente a pouco tempo atrás, se tiver dúvidas só perguntar (:
4. Links!
A principal vantagem da assinatura em HTML é poder utilizar LINKS (isso mesmo, no plural!). Você consegue direcionar seu público alvo (destinatário) ao conteúdo deseja. Por exemplo, a equipe de suporte e atendimento ao cliente precisa ter links diferentes do setor financeiro. Enquanto no suporte eu vou inserir links para RECUPERAR SENHA, ABRIR TICKETS ou BASE DE CONHECIMENTOS, o financeiro terá links para EMISSÃO DE SEGUNDA VIA, SOLICITAÇÃO DE NOTA ou RASTREIE SEU PEDIDO.
Se você for do comercial, o conteúdo também muda. Na minha assinatura eu coloquei chamadas para o meu website, especificamente os 3 principais serviços e um link para meu portfólio. Não digitei o clichê ‘www.pixelproject.com.br’ pois é desnecessário.
Uma assinatura pensada no público alvo pode ajuda-lo a poupar tempo! Com informações vitais à disposição, seu destinatário não fará tentas perguntas repetidas.
Quer rastrear? Outra vantagem é poder saber quais links dão mais retorno, usando métricas do Google Analytics ou um simples encurtador de links personalizado por exemplo. Quer mais? Coloque link para suas redes sociais ou então crie um botão de chamada no whatsapp! Apertou, chamou.
5. Atualização em tempo real
Com um pouco de estratégia, você consegue atualizar as assinaturas já enviadas aos destinatários em tempo real! Mas como? Simples! Crie um diretório padrão para a identidade visual da sua empresa, e no logo, utilizei um link com redirecionamento.
Visualizou? Vamos de novo. Imagine a situação, é Natal e você quer dar um toque natalino? Coloque um gorro no logo e substitua no FTP. Isso fará com que todas as assinaturas sejam atualizadas. Também nem precisa ser Natal, se sua empresa trocou de identidade e precisa atualizar o logo de todo os seus 50 colaboradores, basta trocar a foto no FTP, serviço de 8h reduzido em 1 minuto.
Achou pouco? Dá para ir além! Se seu logo estiver em GIF e você tiver um E-COMMERCE, pode criar uma animação informações as promoções da semana – GIF virou tendência nos Email Marketing. Quanto ao link (pixelproject.com.br/redireciona-logo-email) edite no CPANEL ou HTACCESS a página destino.
Considerações finais
Chegamos ao fim desse artigo. Se tiver qualquer dúvida estou a disposição para auxilia-lo. Caso queira gerar uma assinatura como a nossa em HTML e responsiva, acesse nosso gerador de assinaturas no link https://assinaturahtml.com.br.
Se você já for nosso cliente e quer uma assinatura em HTML, entre em contato conosco através do Fale Conosco.