Segundo a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 94% das empresas já vêm utilizando o marketing digital como estratégia de crescimento. O setor que foca na divulgação de marcas no meio online já está bem disseminado no Brasil, principalmente com o avanço das tecnologias digitais e familiarização do consumidor com estas ferramentas.
No levantamento, somente 5,5% das empresas que foram entrevistadas afirmaram realizar a sua divulgação de maneira analógica, através de ações de publicidade tradicional e eventos. No total, 97% dos empreendimentos brasileiros têm algum tipo de presença online, enquanto 77% dos consumidores utilizam as redes sociais pelo smartphone, o que aumenta a conexão digital e impulsiona o consumo de produtos através desse meio.
Mudança de hábitos
Não se pode negar que, com o advento da pandemia, as pequenas e médias empresas que antes não participavam no âmbito digital viram nele um modo de escape. De acordo com Luiz Claudio Pugliesi, graduado em Administração de Empresas com ênfase em marketing e MBA em Gestão de RH, 80% desses negócios perderam receitas, o que acabou demandando que eles encontrassem novas formas de sobrevivência.
Muitos empreendedores precisaram desenvolver perfis nas redes sociais para a sua empresa, ou até mesmo criar um site confiável para que seus clientes pudessem acessar. Visto que, para alguns setores, ter um site confiável é crucial para oferecer um bom serviço, como é o caso das plataformas de apostas esportivas e cassinos virtuais, por exemplo, que precisam estar legalizadas para que o cliente entenda que elas atuam de maneira idônea. Neste caso, o confiável.com é uma fonte de informação para jogadores, trazendo uma lista detalhada com sites sérios e livres de risco.
“A mudança de hábitos acelerou a migração para plataformas digitais visando à aquisição de produtos e serviços. De acordo com o SEBRAE, foram redobrados os esforços para atender a nova demanda, desde vendas on-line até atendimentos por Facebook, Instagram e WhatsApp”, explica Soares. Ele ainda ressalta a importância do SEO (Search Engine Optimization) para que o site da empresa esteja bem posicionado nos mecanismos de busca, como o Google.
Crescimento de vendas comprovado
É um fato comprovado que as vendas online vêm crescendo consideravelmente, o que reitera a relevância do marketing digital como instrumento de divulgação. Uma pesquisa da Neotrust com os dados de compra no e-commerce durante o primeiro trimestre de 2021 mostrou que as vendas on-line, que já estavam em alta no Brasil, continuaram em ascensão. No relatório, pode-se ver que 78,5 milhões de compras online foram realizadas nos três primeiros meses do ano – 57,4% a mais do que no mesmo período do ano passado.
Com isso, o e-commerce viu um impacto positivo na sua receita, e o faturamento de R$ 35,2 bilhões durante o período representou um aumento de 72,2% na comparação com 2020. No momento da divulgação do relatório, o CEO da Neotrust, Fabrício Dantas, disse: “No começo deste ano de 2021 havia uma expectativa de redução da intensidade da expansão, mas com a chegada da nova variante do Covid-19 e, consequentemente, da segunda onda de contaminação que atinge nosso país, nos deparamos com uma evolução ainda mais intensa das vendas no e-commerce não somente brasileiro, mas ao redor do mundo.”
Durante o período avaliado, houveram diversas promoções que podem ter impulsionado tal melhora nas vendas e receita dos e-commerce brasileiros – por exemplo, no mês de março houve o Dia do Consumidor. Outro fator para o resultado positivo foi o aumento de 9,4% da média de compras em comparação ao mesmo período no ano passado.