Se a ideia é se candidatar a um emprego no exterior ou em uma empresa com equipes ao redor do mundo, não basta fazer um currículo dentro dos padrões internacionais. Na maioria dos processos de seleção profissional que aceitam candidaturas de estrangeiros, é comum haver a exigência de uma carta de apresentação em inglês. E, mesmo quando esse documento não é exigido, enviá-lo junto com o seu CV é uma atitude simpática e profissional — que pode se converter muitos em pontos a seu favor na disputa por uma oportunidade de contratação.
Então, aproveite estas dicas e faça a sua carta de apresentação em inglês causar a melhor das impressões:
1. Pesquise qual o melhor formato de carta de apresentação
Antes de esboçar o seu texto, é importante pesquisar como é o formato desse tipo de carta no país de destino. Afinal, destoar demais nesse quesito poderia chamar a atenção de recrutadores de um modo negativa (demonstrando que você não sabe, ou não se importa em saber, como as coisas funcionam naquele mercado de trabalho).
Mas atenção: mesmo que você confira vários exemplos de carta de apresentação em inglês e até encontre modelos prontos, a sua carta deve ter um conteúdo altamente personalizado. Do contrário, as pessoas que forem avaliar sua candidatura podem pensar algo como: boooring!
2. Descubra quais os pontos de interesse por parte da empresa
Se a personalização já faz muita diferença no currículo, ela é uma característica essencial no documento que o acompanha — e isso não se restringe a editar o cabeçalho da carta de apresentação colocando os dados de cada destinatário.
Para gerar interesse de contratantes em potencial, a dica é avaliar cada oportunidade pensando mais em “por que aquela vaga precisa de você” do que “por que você precisa daquela vaga”.
Procure entender melhor a cultura da empresa, o posicionamento da marca no mercado e em relação à concorrência e, principalmente, os desafios que o departamento onde você quer se encaixar vem enfrentando. Com esses insights, fica mais fácil elaborar um texto atraente.
3. Concentre-se no que você tem de melhor a entregar
Use as informações levantadas na etapa anterior para relacionar os pontos chave de sua carta de apresentação ao desempenho que a empresa espera ver em quem ocupar o cargo anunciado. Após a saudação e a apresentação inicial, resuma seus argumentos em dois ou três parágrafos:
- Mencione o cargo para o qual está se candidatando. Se quiser e for relevante, inclua mais uma frase rápida no parágrafo de introdução.
- Revele que você tem o que os contratantes precisam. Por exemplo, se a empresa está começando um e-commerce, mencione sua experiência na área ou o ótimo curso de marketing digital que você está fazendo.
- Deixe claro como você pode contribuir com a equipe. Em vez de “tenho muito interesse nesse cargo, pois quero avançar em minha carreira”, prefira algo como “com minhas habilidades analíticas, posso identificar tendências e elaborar estratégias de vendas”.
Faça um texto conciso e focado, criando uma pequena narrativa para conectar as ideias do início até a conclusão da carta.
4. Faça um encerramento simpático (e inclua seus contatos!)
É costume encerrar uma carta de apresentação em inglês com um call-to-action, ou seja, uma frase para lembrar que o leitor ou leitora deve realizar uma ação — por exemplo, avaliar o seu currículo ou responder à sua proposta de agendar uma conversa.
Mas você também pode adotar um tom sutil para reforçar o seu interesse pela vaga, como “Há muito admiro o modelo de negócios dessa empresa e estou feliz com a oportunidade de me candidatar ao cargo de Analista de Marketing. Estou anexando meu currículo para sua apreciação e fico à disposição para fornecer quaisquer outras informações”.
Seja qual for sua opção, inclua corretamente os seus contatos na carta de apresentação:
- Informe um e-mail que faça referência a seu nome completo. No caso de Ana Gabriela Martins, o ideal seria martins_ana@… ou uma variação disso, nada de gabizinha123@…
- Lembre-se de incluir o código do país e estado antes do número de telefone, ex. +55 11
Se possível, indique o seu ID em um serviço de chamadas como o Skype ou Aircall para facilitar as comunicações.
5. Revise sua carta de apresentação em inglês antes em enviar
Erros que passam despercebidos por quem escreve, podem se tornar gritantes para quem lê — ainda mais no caso de uma carta de apresentação em inglês! Quer ela seja traduzida ou escrita originalmente na língua inglesa, o cuidado com a revisão deve ser redobrado para evitar que alguma falha que altere o sentido do texto.
Além de conferir a ortografia e gramática, leia sua carta em voz alta para conferir a fluidez de leitura. Também vale se enviar como um teste, para garantir que o formato vai ser mantido.